• Aguarde, carregando...

Iniciação à atividade de projetos de iluminação

R$3600,00 ou até 10x de R$360,00
Descrição

SABER PROJETAR ILUMINAÇÃO

 

O programa de cursos Saber Projetar Iluminação visa capacitar profissionais das áreas de projeto das edificações a percorrer um trajeto completo de reflexões e ações que o conduzam à realização de projetos de iluminação qualificados. 

 

Para tanto, haverá o curso de Iniciação à Atividade de Projetos de Iluminação, onde será percorrido, através de vídeo-aulas, o processo de concepção e realização de projetos da arq. Esther Stiller, autora e apresentadora do curso, seguido de cursos práticos de desenvolvimento de projetos onde os processos do primeiro curso serão aplicados – Aplicação 1.

 

Os cursos do segmento Aplicação 1 serão presenciais e abordarão diferentes tipologias de edificações. Serão ministrados pela arq. Esther Stiller acompanhada de dois profissionais de reconhecida competência e atuação no mercado e visam garantir ao aluno a sua plena capacitação para a atividade de projetos.

 

Em complemento ao curso inicial, haverá outros cursos teóricos - cursos complementares - por vídeo-aulas que abordarão temas de apoio e/ou aprofundamento dos conceitos teóricos desenvolvidos no curso inicial.

 

Processo de AVALIAÇÃO e fornecimento de CERTIFICADOS

Em todas as etapas descritas acima haverá eventos de avaliação visando o fornecimento de certificados de participação, aproveitamento e/ou desempenho técnico. 

Ao final de cada etapa, capítulos ou módulos, serão oferecidos eventos de testes – orais, escritos ou através de projetos – que servirão de base ao relatório geral de desempenho do aluno para cada etapa da formação.

 

Ao final de todas as etapas, será fornecido um Relatório Geral de Avaliação, demonstrativo do desempenho do aluno.

 

Os processos de avaliação são optativos e se destinam, prioritariamente, aos alunos que tenham como objetivo a sua inclusão no mercado de trabalho.

Ferramentas

Video-Aulas

Exposição de conteúdo pelo professor com suporte de quadros, figuras e caracteres.

Desempenho

Controla o plano de estudo. Saiba a todo momento como está o seu desempenho.

Midiateca

Auxilia o planejamento de estudos com sugestões de leitura, links para sites correlatos e e-book.

Conteúdo

INICIAÇÃO à ATIVIDADE de PROJETOS de ILUMINAÇÃO 


CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO | PREMISSAS

Beleza, bem estar, afinamento do olhar, harmonia e caos visual, fontes de referencia, integridade do significado dos edifícios


CAPÍTULO 2 -ORIGENS e HISTÓRIA - Do Fogo à Luz Eletrônica – fundação do IES


CAPÍTULO 3 - ELEMENTOS de COMPOSIÇÃO dos SISTEMAS de ILUMINAÇÃO

LUZ – natureza da luz | dualidade onda-partícula * características e propriedades * conceitos aplicáveis a projetos

VISÃO – percepção visual, olho e córtex visual * condicionantes e movimentos da visão * efeitos não visíveis da luz sobre a saúde

AMBIENTE – dualidade arte & ciência * formas e cores, impressão emocional * modelagem e direção da luz * ambientes difusos, cênicos e dramáticos * ambientes internos e externos


CAPÍTULO 4 - FERRAMENTAS de PROJETO

Estéticas | emocionais: impacto das formas e cores na impressão emocional * a luz da Natureza como referência

Técnicas: Teoria luminotécnica * Aplicativos de cálculo e imagens * Metodologia de projeto

Físicas: materiais, luminárias * sensoriais, fachos luminosos


CAPÍTULO 5 - NOTAS INTRODUTÓRIAS à APLICAÇÃO 1

Iluminação arquitetônica e lighting design * planos verticais, plantas x perspectiva * normas, leis e certificação * tirania do conceitos, dos modismos e da tecnologia * radiações e metabolismo humano


Módulo APLICAÇÃO 1

Prática de Projetos com Treinamentos presenciais


Prof Arq Esther Stiller + 2 Prof Arqs. Assistentes


- Desenvolvimento de projetos próprios para 1 ou máximo de 2 alunos;

- Apresentação do tema por arquiteto reconhecido na temática do curso;

- Realização de Projeto completo atendendo aos Padrões de Projeto descritos em curso complementar;

- Avaliações ao longo do processo para Certificados de Desempenho; 


Temas abordados - inicial - residências e condomínios; jardins e áreas de lazer; ambientes corporativos;  lojas e centros comerciais;  hotéis, bares e restaurantes;

hospitais e clínicas médicas, casas de repouso.


CURSOS COMPLEMENTARES


LEDs A nova ferramenta tecnológica: o que é a tecnologia; como identificar a qualidade e evitar escolhas equivocadas; como aplicar corretamente; como comparar desempenhos;


HISTÓRIA da ARQUITETURA e da ILUMINAÇÃO: estímulo à beleza e referência para formação do arquivo estético e visual; como evoluiu a tecnologia da luz em 450 mil anos; 


USO RACIONAL de ENERGIA: sustentabilidade, certificação, sistemas de controle, custos dos sistemas;


ELETRICIDADE APLICADA a PROJETOS: conceitos elementares de eletricidade aplicáveis aos projetos de iluminação arquitetônica; cuidados na utilização dos sistemas eletrônicos;


APLICATIVOS de CÁLCULO e IMAGENS:  aplicativos disponíveis no mercado; características e benefícios dos aplicativos; como utilizar corretamente as variáveis de cálculo p/ garantir os resultados;


ADMINISTRAÇÃO da empresa e RELACIONAMENTO profissional – Padrões de projeto: abordagem c/ colegas e clientes;  primeira impressão;  apresentação de propostas;  honorários;  custos de projetos.

1.1 Introdução - 1.1.1 Objetivos do Curso - 1.1.2 Habitat e Urbe
1.2 - Premissas - 1.2.4 Fontes de referência - 1.2.4.2 Paisagem urbana
1.2 Premissas - 1.2.4 Fontes de referência - 1.2.4.1 Natureza
1.2 Premissas - 1.2.5 Beleza - 1.2.5.1 Definições - 1.2.5.2 Fontes de referência - 1.2.5.2.1 Gestalt
1.2 Premissas - 1.2.5 Beleza - 1.2.5.2.2 Proporção Áurea - 1.2.5.2.3 Artes plásticas
1.2 Premissas - 1.2.6 Desordem social e caos visual - 1.2.7 Propostas para habitação popular
1.2 Premissas - 1.2.8 Iluminação comemorativa - 1.2.9 Integridade do edifício e da vegetação
1.2.1 Beleza l bem estar l espaços urbanos
1.2.10 Caos e harmonia l a tirania do conceito - 1.3 Reencontrando a harmonia
1.2.2 Requisitos para a beleza - 1.2.3 Afinamento do olhar
Resumo do Capítulo 1
2. Fogo l Origens e História - 2.4 Curiosidade histórica; IES Illuminating Engineering Society
2. Origens e História
2. Origens e História - 2.3 Da luz elétrica à luz eletrônica
Resumo do Capítulo 2
3. Elementos de composição do sistema de iluminação - Introdução
3.1 Luz - 3.1.1 Fontes de luz
3.1 Luz - 3.1.2 Natureza da luz
3.1 Luz - 3.1.3 Propriedades físicas da luz
3.1 Luz - 3.1.3 Propriedades geométricas da luz
3.2 Visão - 3.2.1 Processo de identificação das imagens
3.2 Visão - 3.2.2 Interferência da luz sobre a saúde humana
3.2 Visão - 3.2.3 Movimento do olho - condicionantes da visão - campo visual - luminância
3.3 Ambiente
3.3 ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.2 difusos - 3.3.2.2.1 inter reflexão
3.3 ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.3 dramáticos
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.1 jardins
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.1 jardins - 3.3.3.1.2 áreas específicas
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.1 jardins - parte 2
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.1 jardins - parte 3
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.2 fachadas e monumentos
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.3 viadutos e pontes
3.3 ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.4 espaços públicos
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.4 cênicos
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.5 elementos de riqueza visual
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.6 efeitos luminosos e direção da luz
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.7 obras comentadas
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.8 o que devemos evitar
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.8 o que devemos evitar - parte 2
3.3. ambiente - 3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.8 o que devemos evitar - parte 3
3.3. ambiente - 3.3.3 ambientes externos - 3.3.3.1 premissas
3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.1 premissas
3.3.2 ambientes internos - 3.3.2.2 difusos
Resumo 3.1 Luz
Resumo 3.2 Visão
Comentários
Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.

Sobre a disponibilização

Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após a confirmação da compra.